sábado, 10 de dezembro de 2011

As mídias e o processo educativo!

Passamos um semestre todo em sala de aula, em especial nas aulas de Educação e Tecnologias Contemporâneas, discutindo as influências, interferências e relações estabelecidas entre as tecnologias e a Educação.

É fato que uma coisa não tem como se desvincular da outra, pois as tecnologias de uma forma ou de outra faz parte do processo de socialização do homem e portanto em seu desenvolvimento pessoal.

Entretanto o ponto que eu aqui gostaria de trazer é até que ponto nós, como seres humanos, estamos conscientes da força tecnológica e mais além, de quem comanda essa tecnologia? Será que sabemos o quanto somos influenciados, modelados e alienados por essas forças?

A tecnologia sim está disposta e com certeza é um grande caminho a ser seguido e usufruído, entretanto quem está a frente das grandes mídias de televisão? das grandes empresas de computadores? E assim por diante?

Vamos tocar aqui então na tecnologia que mais está disponível a grande massa da população: a televisão! 

Começamos ressaltando que além de ser uma das mídias mais acessíveis é uma das menos interativas e portanto com um poder maior  de manipulação. Estamos ali vendo, ouvindo, internalizando informações que foram selecionadas e recortadas para um objetivo maior de uma determinada camada da população, ou melhor de determinadas famílias selecionadas...

Assista ao vídeo abaixo e você entenderá melhor o que estou falando...

"Vídeo produzido pelo Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social com o apoio da Fundação Friedrich Ebert Stiftung remonta o curta ILHA DAS FLORES de Jorge Furtado com a temática do direito à comunicação. A obra faz um retrato da concentração dos meios de comunicação existente no Brasil."



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